Brincando com as palavras


extraído de http://www.webeducador.com


extraído de http://www.webeducador.com

_____________________________________


Encontrar as metades que faltam aos textos

1. Escolhem-se quatro narrativas que se dividem ao meio. O número de exemplares varia consoante o número de alunos.

2. Dá-se a cada aluno metade de uma narrativa que este deve ler para procurar o colega que terá a outra metade. Como existem vários exemplares de cada texto, há várias combinações possíveis de alunos.

3. Quando o par se encontra, começa a fazer a leitura total do texto. O elemento que tem a metade inicial é o primeiro a ler ao colega a sua parte.

4. Em seguida, junta-se a turma em grupos: cada grupo deverá ter um exemplar de todas as narrativas (se forem quatro as narrativas escolhidas, cada grupo conta com quatro pares, logo com oito elementos).

5. O professor/ monitor procede a um jogo de perguntas sobre cada narrativa. Ganha a equipa cujos elementos acertarem mais vezes nas respostas.

6. No final, o professor compensa os alunos vencedores e apresenta os livros de onde foram retirados os textos. Pode ainda dialogar com os alunos sobre os textos, saber se gostaram ou não.

Objectivos:

-Despertar curiosidade sobre os quatro textos;

-Motivar para a leitura intensiva dos textos;

-Desenvolver mecanismos de leitura a par entre colegas;

-Treinar a leitura em voz alta.

Com uma actividade deste género poder-se-á trabalhar o género conto, ou mesmo um capítulo ou excerto de uma história maior. As perguntas treinam a memória e a capacidade de relacionar informação. Como cada resposta é dada por um par, estes podem dialogar e trocar impressões acerca do texto, o que os obriga a falar da intriga.
Esta actividade pode ser realizada com alunos a partir do 3º ano até ao 9º ano, respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses.




Sem comentários:

Enviar um comentário